Consultas
Ayurveda
A palavra Ayurveda significa: Ayur (Vida) e Veda (Conhecimento), de fato existem vários Vedas que são antigas escrituras milenárias dedicadas a diferentes assuntos como astrologia, medicina, filosofia, religião, entre outros.
Todos estes ensinamentos foram transmitidos oralmente por seres celestiais para grandes Rishis que estavam em estado de Meditação.
A Ayurveda é uma medicina que atua na prevenção de doenças e nos ensina a ter um propósito na vida para conquistar a saúde física, mental e emocional. Incentiva a manutenção da saúde por meio de uma atenção especial ao equilíbrio da vida, pensamento correto, dieta, estilo de vida e uso de ervas.
A Ayurveda permite entender como criar esse equilíbrio de corpo, mente e consciência de acordo com a própria constituição individual e como fazer mudanças no estilo de vida para praticar e manter esse equilíbrio. Assim como o Universo está constituído de elementos, esses elementos se encontram nas pessoas, cada pessoa tem uma combinação individual de características físicas, mentais e emocionais – que compõem sua própria constituição.
Doshas
De acordo com a filosofia ayurvédica, todo o cosmos é uma interação das energias dos cinco grandes elementos: éter, ar, água, fogo e terra.
A Ayurveda identifica três tipos básicos de energia ou princípios funcionais que estão presentes em tudo e em todos: vata, pitta e kapha.
Esses princípios podem estar relacionados à biologia básica do corpo.
Vata é a energia do movimento; Pitta é a energia da digestão ou metabolismo, Kapha, a energia da lubrificação e estrutura. Todas as pessoas têm essas três, mas uma é geralmente primária, uma secundária e a terceira geralmente menos proeminente.
Na Ayurveda, aprender a equilibrar o corpo, a mente e a consciência requer uma compreensão de como os Doshas trabalham juntos.
A Ayurveda como um sistema complementar de cura
A diferença básica entre Ayurveda e a medicina alopática ocidental é importante para entender.
A medicina alopática ocidental atualmente tende a se concentrar na sintomatologia e na doença,
e usa principalmente drogas e cirurgia para livrar o corpo de patógenos ou tecidos doentes.
Muitas vidas foram salvas por esta abordagem. Na verdade, a cirurgia é abrangida pelo Ayurveda. No entanto, as drogas, por causa de sua toxicidade, muitas vezes enfraquecem o corpo.
Ayurveda não se concentra na doença e sim proclama que toda vida deve ser sustentada por energia em equilíbrio. Quando há estresse mínimo e o fluxo de energia dentro de uma pessoa é equilibrado, os sistemas naturais de defesa do corpo ficam fortes e podem se defender mais facilmente contra doenças.
Deve-se enfatizar que o Ayurveda não é um substituto para a medicina alopática ocidental, pois pode ser usado em conjunto com a medicina ocidental para tornar uma pessoa mais forte e menos propensa a sofrer de doenças e/ou reconstruir o corpo após ser tratada com medicamentos ou cirurgia.
Podemos praticar o Ayurveda para começar a considerar medidas alternativas que buscam ativamente criar equilíbrio em nosso corpo, mente e consciência.
Texto do Ayurvedic Institute Dr Vasant Lad
Como funcionam as
consultas de Ayurveda?
As consultas individuais de Ayurveda são um espaço para você se sentir ouvido e observado por um profissional experiente. A orientação ayurvédica individualizada que você recebe pode variar entre dieta, estilo de vida, rotinas diárias de técnicas de respiração, atividades físicas como yoga e meditação. Você também sairá com uma compreensão clara de como uma jornada de bem-estar de volta à saúde ideal pode te auxiliar no dia a dia.